Como Funciona Uma Máquina de Abrir Fibras Siliconadas

segunda-feira, 17 de setembro de 2018 12:42:06 America/Sao_Paulo

Uma máquina para abrir fibras oferece vários benefícios quando instalada no setor de enchimento. Os mais importantes são a redução do custo com fibras de silicone, otimização do espaço físico, redução de custos com fretes e aumento da produtividade.

O seu funcionamento é simples e qualquer colaborador, em apenas 2 dias, é capaz de operar estes equipamentos como profissional. Neste post demonstramos o passo a passo da operação.

Máquina para abertura de fibras siliconadas

A maioria das máquinas disponíveis no mercado possuem uma esteira alimentadora onde são depositadas as fibras que serão processadas. A esteira deve estar sempre limpa e livre de impurezas, como poeira, pedrinhas ou outros objetos que possam grudar na fibra e comprometer o processo de abertura.

Blog sofimaq esteira máquina de abrir fibras

Da esteira alimentadora, as fibras passam para a área de carda, formada por um conjunto de cilindros abridores e alimentadores. As fibras passam por estes rolos guarnecidos que separam e esticam os filamentos das fibras, produzindo o aumento do seu volume. A eficiência na abertura do material é dada em função da velocidade periférica, do ângulo frontal da guarnição, da rigidez do aço e distância entre os cilindros.

rolos guarnecidos maquina de abrir fibras

Embora algumas empresas afirmem que seus equipamentos requerem limpeza mensal, notamos que isto prejudica o desempenho e acelera o desgaste das máquinas. As fibras são filamentos finos e com o tempo entram pelos mancais e rolamentos, enrijecendo com o calor produzido pela alta rotação do cilindro principal.

Sugerimos uma rápida limpeza diária, que leva de 10 a 15 minutos. Tudo o que você precisa é desligar o disjuntor do equipamento, e com segurança retirar o acúmulo de fibras das laterais do chassi.

No Mercado de Insumos, disponibilizamos estes equipamentos nacionais e importados, projetados para facilitar o processo de limpeza e aumento da produtividade no setor de enchimento.

Saiba mais sobre os equipamentos no site MERCADO DE INSUMOS.