Diferença Entre as Fibras Siliconadas Abertas e Fechadas

quinta-feira, 27 de setembro de 2018 19:45:31 America/Sao_Paulo

Para um dia a dia mais ágil na sua empresa, é necessário analisar as diferentes fases do processo de produção e descobrir maneiras de otimizá-los, certo?

Para isso, é importante acompanhar as novidades tecnológicas apresentadas no mercado e buscar conhecer melhor os insumos utilizados na criação dos seus produtos. Um bom exemplo são as fibras siliconadas, usadas no enchimento de brinquedos, almofadas, travesseiros e outros artigos.

Se você trabalha com esse material, é muito provável que saiba que as fibras podem ser compradas abertas ou fechadas.

Mas você tem conhecimento sobre as principais diferenças entre estas alternativas?

Fibras siliconadas Fechadas em Fardos

são aquelas comercializadas em fardos com volume aproximado de 1 m³ e peso entre 250 e 300 quilos.

São compactadas por prensas hidráulicas, não expandidas e não processadas. Fibras fechada ainda não passaram pelo processos de cardagem e de abertura.

Fardo de fibra siliconada

Fibras siliconadas Fechadas em Fardos

São aquelas fibras já processadas, expandidas e prontas para serem usadas em enchimentos dos mais diversos tipos de produtos. 

Como funciona o processo de abertura das fibras siliconadas

Antes de investir nesta opção, é essencial conhecer como é o processo de abertura de fibras, certo? Para isso, deve ser usada uma máquina especialmente desenvolvida para este fim.

Primeiro, a fibra, compactada e fechada, é colocada na esteira, localizada em uma das pontas do aparelho. Então, o material é processado por rolos guarnecidos, responsáveis por separar os filamentos das fibras com seus dentes que lembram escovas.

No fim do processo, a fibra sai da máquina expandida em tufos. Se quiser saber o assunto, confira o post sobre o funcionamento das máquinas de abrir fibras.

Fibras de silicone abertas Estas fibras já foram processadas em máquinas de abrir fibras e estão prontas para o enchimento. Geralmente são vendidas em sacos que podem variar entre 1 e 10 kg e podem custar até 40% a mais por quilo comparado com as fibras fechadas.

fibras siliconadas fechadas

Qual é a melhor opção, fibras abertas ou fechadas?

Se você consome mais de 500 quilos de fibras mensalmente, a melhor opção é investir numa máquina de abrir fibras para processar sua própria matéria-prima.

A fibra fechada traz vários benefícios para a sua fábrica, tais como redução do custo com fibras, fretes, aumento da produtividade, além da otimização do espaço físico necessário para guardar o material.