Monte Seu Negócio: Fábrica de Bonés

sábado, 22 de setembro de 2018 14:10:14 America/Sao_Paulo

As empresas que produzem bonés viram nos últimos anos o produto passar de um simples brinde para se tornar um disputado artigo de moda, impulsionando suas vendas no Brasil. Grande parte desta produção se concentra em Apucarana, a cidade paranaense conhecida por ser a capital nacional do boné.  Na contramão de outros setores da economia, a produção de bonés tem conseguido bater a dura concorrência chinesa. Isto se deve pelo investimento do setor em várias frentes: tecnologia, design dos acessórios e agilidade no processo produtivo.

Máquinas e matérias-primas para iniciar uma fábrica de bonés

Os equipamentos necessários para confeccionar bonés são muitos similares àqueles usados para uma confecção de roupas tradicional. Exemplo:

  1. Interlock ( para preparação e fechar cabeça )
  2. Overlock ( para dar acabamento e colocar etiqueta )
  3. Pesponto 3/8 ( para preparação e cabeça )
  4. Pesponto 1/4 ( serve só para viés traseiro )
  5. Reta Industrial ( Regulador)
  6. Coluna ( para pregar bico e rebate)
  7. Refiladeira ( fazer o bico )

Na figura abaixo você pode ver as matérias-primas que envolvem a produção de bonés.

Matéria-prima para confecção de bonés

 A tela ou telinha de Poliéster  serve como apoio para a estrutura do boné, e permite criar peças mais arejadas e confortáveis.

 botão de encapar evita que o botão se desprenda da peça, diminuindo os riscos de perda pelo manuseio e uso ao longo do tempo.

Entretela de Memória Termocolante, (inteligente ou cavalinho), é utilizada como forro a fim de estruturar e dar o efeito rebote a peças da confecção.

viés fosco ou semibrilho tem função de função de camuflar a costura de união das partes que compõe a copa da peça.

Os  reguladores  servem para fazer o ajuste do boné na cabeça.

Note que uma das etapas mais sensíveis ao iniciar uma fábrica de bonés  é descobrir onde obter matérias-primas com preços competitivos e fornecedores confiáveis (com entrega regular e produtos de qualidade).O Mercado de Insumos em parceria com a Lola, uma empresa focada na distribuição de soluções para diversos nichos dentro da confecção, oferece uma categoria do site específica para compras de matéria-prima para fabricar bonés. Clique aqui.